Um incêndio em edificação com vazamento de álcool e explosão ambiental em abastecimento. Eram dois tanques de 30 mil litros de álcool e uma pequena foi o suficiente para provocar um desastre.

simulado-bombeiros-8A explosão atingiu pessoas próximas que trabalhavam no local e o desespero tomou conta. Para piorar a situação, o material inflamável caiu em uma caneleta e foi se deslocando até a central de gás, o que aumentaria ainda mais a gravidade do desastre.

O cenário descrito é dramático e acidentes podem acontecer. Mas nesse caso, apesar do realismo da ação com os envolvidos, tudo não passou de um grande simulado com o objetivo de integrar ainda mais as forças de segurança em situações graves.

O simulado foi realizado na manhã desta quinta-feira, 20, na empresa Anidro, que gentilmente cedeu seu espaço físico, situado na Rodovia Eduardo Zuccari, para este importante teste de segurança para Botucatu e região.

winckler
Capitão Winckler trabalhou como
comandante do incidente

“Foi uma atuação integrada muito boa entre todos os órgãos de segurança. O Corpo de Bombeiros fez a contenção do derramamento. Fizemos uma barreira com materiais absorventes. O objetivo foi o treinamento e integração dos órgãos, defender alguns protocolos, verificar e buscar deficiências para melhorar sempre. Buscamos sempre treinamentos de grandes proporções, para que, se ocorrer um caso real, possamos atuar da mesma forma”, disse ao Acontece Botucatu o Capitão Edson Winckler, comandante do Corpo de Bombeiros de Botucatu e que também trabalhou como comandante do incidente.

Os Bombeiros participaram com 4 viaturas e 16 homens no combate. Também atuaram viaturas do Samu com suporte básico e suporte avançado. Foi montado no local um posto médico avançado para socorrer as vítimas.

A Cetesb também esteve presente com a equipe local e também com profissionais de emergência que se deslocaram de São Paulo especialmente para o simulado. A Guarda Civil Municipal esteve presente com sua base móvel, que na ação serve como um local de amparo aos envolvidos. Polícia Militar e brigadistas da empresa também integraram as forças de segurança.

Veja o link original da notícia: http://acontecebotucatu.com.br/policia/forcas-de-seguranca-realizam-simulado-com-cenario-de-tragedia-em-empresa/

 

(Imagens cedidas pelo Corpo de Bombeiros)

simulado-bombeiros-11 simulado-bombeiros-10 simulado-bombeiros-9 simulado-bombeiros-8-1 simulado-bombeiros-7 simulado-bombeiros-6 simulado-bombeiros-5 simulado-bombeiros-4 simulado-bombeiros-3 simulado-bombeiros-2 simulado-bombeiros-1 bombeiro