Programa Parcerias

Home > Sobre Nós > Parcerias

O Grupo Centroflora tem como valor a responsabilidade socioambiental e o fomento à cadeia produtiva, principalmente através do programa “Parcerias para um Mundo Melhor”, criado em 2003 com o objetivo de integrar os elos da cadeia em modelos socioprodutivos baseados em princípios de sustentabilidade e uso ético da biodiversidade. As diretrizes do “Parcerias” são alinhadas aos objetivos e princípios da União para o Biocomércio Ético (UEBT), sendo a base do sistema de gestão da biodiversidade da empresa.

Objetivos do Programa Parcerias para um Mundo Melhor:

- Promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade através de parcerias que geram valor aos stakeholders;

- Viabilizar o fornecimento de matéria-prima vegetal em escala industrial, com rastreabilidade e sustentabilidade;

- Fomentar a agricultura familiar, o manejo florestal, o desenvolvimento local e o biocomércio ético;

o Parcerias é dividido em quatro estágios de acordo com o nível de inserção de fornecedores e clientes da Centroflora dentro do Programa. A interação total da cadeia é representada pelo logo do Parcerias completo.

Como Funciona

_______________________

1° Estágio – Rastreabilidade: Matéria-prima com origem garantida. A rastreabilidade pode ser documentada através dos registros internos de qualidade e/ou certificações de origem (ex.: orgânica).

2° Estágio – Rastreabilidade e Compromisso de Compra Centroflora: Matéria prima com origem garantida e parceria estabelecida entre fornecedores e Centroflora.

3° Estágio – Rastreabilidade, Compromisso de Compra Centroflora e Compromisso de Compra pelo Cliente: Formalização de contratos de fornecimento de extratos vegetais, com volumes pré-estabelecidos, refletindo em garantia de compra de safras planejadas.

4° Estágio – Rastreabilidade, Compromisso de Compra Centroflora, Compromisso de Compra pelo Cliente e Repartição de Benefícios: Desenvolvimento de estratégia junto ao cliente para promoção conjunta de projetos socioambientais destinados a beneficiar as comunidades envolvidas no programa. Para isso, a Centroflora conta com o apoio do Instituto Floravida -organização privada, sem fins lucrativos - criada pelo Grupo Centroflora em 2002 com o objetivo de desenvolver iniciativas de educação socioambiental transversais em saúde, meio ambiente e desenvolvimento local.

Para auxiliar nesse trabalho, o Grupo Centroflora conta com um Jardim medicinal, localizado na Unidade II em Botucatu – SP, composto de espécies nativas e exóticas, e campos de cultivo experimentais onde são estudadas as espécies de interesse e mantidas as matrizes para a produção em escala nos produtores parceiros.

VANTAGENS

_______________________

  • Rastreabilidade dos produtos;
  • Garantia do fornecimento de matérias-primas seguras e de qualidade;
  • Produtos livres de resíduos tóxicos, pesticidas e metais pesados;
  • Produtos livres de manipulação genética;
  • Promoção do desenvolvimento local sustentável;
  • Contribuição para a distribuição de renda no campo;
  • Produtos elegíveis para certificações orgânicas e socioambientais.

4.000 

Famílias

Beneficiadas

200 

Hectares de

Plantio

4.106 

Hectares de manejo

de áreas nativas

9

Estados Brasileiros

com parceiros

CASOS DE SUCESSO

_______________________

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO JABORANDI

O Jaborandi (Pilocarpus microphyllus) é utilizado na produção de sais de Pilocarpina, IFA amplamente utilizado pela indústria farmacêutica.  O Jaborandi é uma espécie nativa das regiões Norte e Nordeste do Brasil. O Programa atende anualmente centenas de famílias em três estados através da geração de renda a partir da colheita sustentável de folhas de jaborandi e da viabilização da compra direta das comunidades envolvidas. No ano de 2015, a Centroflora venceu o Prêmio Nacional da Biodiversidade em reconhecimento ao programa.

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA PASSIFLORA

O Maracujá (Passiflora incarnata) é utilizado pela Centroflora para produção de extratos, que são comercializados principalmente para a indústria farmacêutica. A planta é nativa dos Estados Unidos e atualmente é cultivada por agricultores familiares dentro do Programa Parcerias para um Mundo Melhor, seguindo preceitos da agricultura orgânica. As principais ações desenvolvidas incluem diagnósticos produtivos e sócio-ambientais visando melhorias na gestão das propriedades, assim como a regularização ambiental e o desenvolvimento local das comunidades.

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO MATE
 

O Mate (Ilex paraguariensis) é utilizado pela Centroflora para produção de extratos, que são comercializados principalmente para as indústrias de alimentos & bebidas e de produtos nutracêuticos. O programa tem como foco o fomento à produção sustentável da erva mate através da adoção dos princípios da agricultura orgânica e da conservação de florestas nativas onde há ocorrência da espécie. A cadeia produtiva do Mate da Centroflora é certificada Orgânica e Fair for Life (responsabilidade social e comércio justo).

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO GUARANÁ

O Guaraná (Paullinia cupana) é utilizado pela Centroflora para a produção de extratos, que são comercializados principalmente para as indústrias de alimentos & bebidas e de produtos nutracêuticos. A espécie é nativa do Brasil e cultivada dentro de sistemas agroflorestais por agricultores familiares no baixo sul da Bahia. Desde 2014 o programa vem beneficiando cerca de 80 agricultores através da viabilização da comercialização direta, assistência técnica, apoio com infraestrutura e da promoção do desenvolvimento local.

PRÊMIOS

_______________________

Prêmio Nacional da Biodiversidade, Ministério do Meio Ambiente - Categoria “Empresas”

o Grupo Centroflora, através do Programa de Valorização do Jaborandi, recebeu o 1° Prêmio Nacional da Biodiversidade. Realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, o prêmio tem o intuito de reconhecer o mérito das iniciativas que visam à melhoria ou manutenção do estado de conservação das espécies da biodiversidade brasileira.

Paula Moura, coordenadora de Sustentabilidade do Grupo Centroflora, recebendo o prêmio nacional da Biodiversidade.

Vencedores do 1° Prêmio Nacional da Biodiversidade com a ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira.

Prêmio de Tecnologia Social da Fundação do Banco do Brasil

O Grupo Centroflora recebeu em 2013 o prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, com o projeto de valorização do Jamborandi. O Banco de Tecnologias Sociais é uma base de dados que contempla as tecnologias sociais certificadas no âmbito da melhoria social, que tem o intuito de melhorar toda a nossa cadeia produtiva.

Vencedores do Prêmio do Banco do Brasil de 2013.