Brasil reacelera sua indústria de IFAs e abre uma nova disputa por autonomia tecnológica

30/01/2026
01/30/2026
- Revista FACTO | ABIFINA

O fortalecimento da indústria nacional de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) é um dos pilares para a autonomia tecnológica do Brasil no setor da saúde.

Na edição nº 79 da revista FACTO, publicada pela ABIFINA, o CEO do Grupo Centroflora, Peter Andersen, participou como fonte estratégica na reportagem que analisa o novo ciclo de reaceleração da indústria brasileira de IFAs. A análise foi impulsionada por políticas industriais, inovação e integração ao Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS).

A contribuição da Centroflora para esse debate está ancorada em uma visão de longo prazo: investir na internalização de IFAs vegetais estratégicos, na geração de propriedade intelectual, na inovação radical e no uso da biodiversidade brasileira como diferencial competitivo global

O Grupo Centroflora também investe em plataformas como a Inovafito Brasil e o MPH (Molecular Power House), voltadas à prospecção de novos fitoterápicos e moléculas inovadoras. “Esses projetos mostram que o Brasil pode ir além da substituição de importações: pode, de fato, criar ciência, desenvolver novos ativos e competir globalmente em inovação”, afirma Peter Andersen.

É nessa interseção entre indústria, biodiversidade, ciência aplicada e políticas públicas que a Centroflora acredita estar o caminho para o fortalecimento da química fina, da biotecnologia e da soberania tecnológica do país.

🔗 Leia a reportagem completa na Revista FACTO – ABIFINA

This website is intended solely for industry professionals and is not directed at end consumers. The information provided does not refer to finished products and may differ according to local regulations. Certain descriptions or product classifications may not be applicable in your country.